domingo, 30 de novembro de 2008

Uma face do racismo

( dos Santos )

Bom dia amigos;

Acredito que o tema proposto neste artigo é deverás polemico, mas mesmo assim gostaria de falar sobre o sistema de cotas para negros, índios e pardos que será adotado nas faculdades.
Li muitas matérias tanto a favor e contra, e formei assim minha opinião a respeito, não creio que esta será igualmente aceita por todos, mas vamos a ela.

Não concordo com este sistema de cotas, até porque não creio que o mesmo resolva o grave abismo educacional e sócio econômico que temos hoje em nosso país, entendo que não será com cotas que criaremos ou daremos melhores oportunidades de ensino a quem quer que seja. Ao contrário diminuiremos o nível educacional já bastante degradado de nossas faculdades.

Quando deliberadamente oferecemos cotas ou qualquer tipo de facilidade, não estamos com isso dando ou equiparando as oportunidades em relação a outros, estamos sim alimentando ainda mais um sentimento perigoso de inferioridade e racismo, o que aumenta ainda mais as diferenças.

Ao invés de pensarmos em cotas, deveríamos pensar em uma educação de base com qualidade, que forme e prepare nossas crianças para o futuro, independente de cor ou raça, diminuindo assim o abismo social existente em nosso país.

Acredito ainda, que o verdadeiro ponto a ser discutido hoje é a melhoria das condições educacionais e sociais das classes mais carentes e desfavorecidas, dando a elas uma maior oportunidade, com condições dignas e justas para seu desenvolvimento, afinal para isso pagamos uma das mais altas cargas de impostos do mundo.

Por fim, não é privilegiando um grupo ou uma raça que mudaremos este país, mudaremos quando entendermos que não somos raças, cores ou credos religiosos, mas sim irmãos, é como irmãos somos iguais em direitos e responsabilidades, e assim, devemos exigir de nossos representantes as condições básicas para o desenvolvimento social, econômico e cultural de cada um.

Nenhum comentário: