domingo, 5 de abril de 2009

O Amor ao próximo

( dos Santos )

Olá amigos;

Há tempos me deparo com uma dúvida cruel a cerca de nossa sociedade pergunto-me qual a razão de tantas barbaridades e violência, quais os motivos reais disto?

Muitos dirão ou apontarão vários indícios ou fatores para este declínio, tais como: falta de educação, maus valores, consumismo exacerbado, ganância etc..

Certamente muitos são os fatores externos visíveis dos quais poderíamos falar, contudo creio não ser este o real problema, apenas e tão somente estas são suas folhas e não sua real causa.Creio que a verdadeira raiz do problema seja a falta de “Amor ao próximo” e passarei agora a expor em que fundamento minha opinião.

Acredito que o fator mais visível de falta de Amor ao próximo seja o egoísmo, cada vez mais o homem moderno se torna egoísta, isto é, mais preocupado consigo e menos com os outros, pensa ele que a preocupação coletiva é de responsabilidade dos governantes atribuindo assim há degradação da sociedade ao fato de péssimas administrações ou governos.

Não vê ou se apercebe que todos somos responsáveis e assim acredita que ao dar esmolas cumpre com sua parte na sociedade, quando na verdade apenas afasta de si suas reais responsabilidades.

Ao agir assim não entende a importante lei da física que nos diz: "toda ação corresponde uma reação, com a mesma intensidade, mesma direção e sentidos contrários". Oras se acreditamos nesta lei seria ingenuidade achar que a ação de cada um (mesmo a indiferença ou egoísmo) não gere uma outra reação como resposta.

Vamos a outra constatação, se é sabido que em um barril cheios de maças boas basta apenas uma podre para que todas se estraguem, entedemos por esta o porque de amar o nosso próximo.

Como assim?

Bem se acreditarmos que toda ação gera uma reação é que no seio de nossa sociedade (maças) basta um elo podre para corromper a tudo e a todos, acreditamos então que somente quando mudarmos nossas atitudes, mudaremos a sociedade em que vivemos.

Afinal pouco adianta mais présidios ou uma polícia mais repressora se não mudamos o que somos por dentro, se não entendemos que apenas poderemos ser felizes quando nosso próximo assim o é, pois se é fato que tudo volta (ação/reação), é fato também que o amor que fazemos a outros volta novamente para nos, pensando assim ao fomentarmos o amor como resposta estaremos quebramos o círculo vicioso do ódio e da indiferença e desta maneira mudando realmente o coração do homem, gerando novas possibilidades para uma nova e mais humana sociedade.

Afinal se tudo que pensamos, falamos ou fazemos tem sua força e energia, que usemos isso em prol de um bem maior, afinal não podemos almejar a felicidade enquanto nosso próximo e privado dela.

Faz-se necessário mudar nosso egoísmo tão cego em prol de uma coletividade maior, para que assim possamos plantar as sementes de um novo amanhã.Por fim;

Se hoje cada homem ou mulher puder mesmo que por alguns segundos amar seu próximo sem nada esperar, sem nada querer, e permitir que a corrente do verdadeiro amor se manifeste, com certeza estaremos caminhando a passos largos para um novo amanhã.

Abraços;

respeite os direitos autorais